FISCALIZAÇÃO DE PROJECTOS

EXECUÇÃO FÍSICA
A Fiscalização da Execução Física tem como objectivo o acompanhamento e a avaliação do cumprimento da Proposta Técnica e dos Planos de Trabalho dos projectos, comparando, de forma sistemática, o trabalho que está a ser realizado com o previsto. Incidirá, portanto, sobre um conjunto de realidades que consubstanciam os resultados da execução do projecto e que são integráveis em três categorias:

RISCO
O Risco é um factor crítico de sucesso que pode ter uma grande significância e impacto na execução de um projecto, particularmente quando este tenha uma vigência plurianual ou quando se esteja perante programas ou planos que integrem vários projectos. Duas realidades são objecto da Fiscalização do Risco, respectivamente:

FINANCEIRA
No âmbito desta vertente de Fiscalização, o projecto será acompanhado e avaliado em função da informação de natureza financeira prestada ao longo da sua execução. A estratégia de actuação adoptada pela MacroAudit para desenvolver a Fiscalização da Execução Financeira baseou-se no modelo de Gestão de Custos do Projecto previsto pelo PMBOK. No âmbito deste modelo, serão acompanhados os seguintes processos:

QUALIDADE
A Gestão da Qualidade dos projectos é uma das áreas de conhecimento previstas pelo PMBOK, sendo ainda regulada no âmbito de padrões internacionais como é o caso da norma ISO 10006. A Fiscalização da Qualidade incide sobre dois aspectos, respectivamente:

AMBIENTAL
A Fiscalização Jurídica debruçar-se-á sobre todos os aspectos com relevância jurídica que estejam associados à contratação e execução projecto e que podem ser identificados autonomamente pela MacroAudit ou serem suscitados pelo Cliente ou por outros Stakeholders. Neste contexto, serão fiscalizados os seguintes aspectos: